Conferências

Pedras preciosasPedras preciosas: uma vista de olhos sobre 50 séculos de História
25 de Outubro, 12h00, na Embaixada do Paquistão

 

 

 

Isabel JonetEncontro – À Descoberta de… Isabel Jonet,
a mulher por detrás da economista
12 de Outubro de 2010, na Embaixada de Itália

 

 

 
Joana CarneiroEncontro – À Descoberta de… Joana Carneiro,
a mulher por detrás da maestrina
16 de Março de 2010, na Embaixada de Espanha

Joana Carneiro, jovem maestrina, é um nome incontornável da música portuguesa contemporânea. No dia 16 de Março, na Residência dos Embaixadores de Espanha, ficámos a conhecer a mulher por detrás da maestrina. Para tal contámos com um magnífico trabalho de pesquisa sobre a arte de reger uma orquestra feito por Teresa Valente, a nossa “entrevistadora de serviço”, que nos brindou com um vídeo da maestrina em acção, possibilitando-nos um espectáculo raríssimo: visualizar o maestro de frente.
Começando pela sua infância – oriunda de uma família de 9 irmãos, onde todos cursaram o Conservatório -, Teresa fez-nos descobrir uma mulher onde a alegria domina a maneira de estar na vida e através da apresentação de vídeos dos seus mentores – os maestros Ken Kiesler e Leonard Bernstein – fez a maestrina deslumbrar-nos com a sua arte de “falar com as mãos”. “A humildade é uma das maiores lições a tirar da minha profissão”, explicou-nos Joana Carneiro, pois “por muito bem que dirija, só com as minhas mãos não consigo fazer música, preciso de todos os músicos da orquestra para fazer música, sem eles não sou nada”.
Entre a assistência contámos com o Senhor Presidente Jorge Sampaio e a nossa querida amiga Marta Amado, mulher do Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros.
Face a este espantoso momento é com bastante impaciência que esperamos pelo próximo Encontro que a Teresa nos organizará.

 

Nuno Lobo AntunesEncontro – À Descoberta de… Nuno Lobo Antunes, o homem por detrás do neuropediatra
20 de Outubro de 2009, na Embaixada do Reino Unido

Realizou-se, no dia 20 de Outubro o primeiro dos Encontros – “ À Descoberta de….”
A ideia é dar a conhecer personalidades portuguesas cujas vidas ou actividades mereçam ser partilhadas. Ao organizar estes encontros em Residências de Embaixadas, a ACDP procura ultrapassar fronteiras e levá-las ao conhecimento da comunidade diplomática.
Estes encontros têm como tema – o homem/mulher por detrás do/a…
Neste caso, o convidado foi o Dr. NUNO LOBO ANTUNES – neuropediatra que nos falou sobre a sua experiência pessoal e profissional, do seu envolvimento com os seus doentes – crianças -, da sua relação com o sofrimento e da forma como considera um privilégio estar em contacto com o que de melhor a humanidade oferece – coragem e amor.
Durante uma hora falou aberta, sincera e espontaneamente, mantendo a atenção dos assistentes envolvendo-os no estreito relacionamento que mantém com os seus doentes e familiares – que o olham como a âncora, o amigo, o pai, o marido…
“Sinto Muito”, o seu primeiro livro, é um relato vivido, sentido e narrado com tal sinceridade que é um verdadeiro hino à humanidade.
Aos Embaixadores Ellis, o nosso agradecimento pela forma como acolheram o nosso pedido e receberam todos os que quiseram estar presentes neste primeiro Encontro organizado pela ACDP.