SABER OUVIR – CURSO DE APRECIAÇÃO MUSICAL

SABER OUVIR
CURSO DE APRECIAÇÃO MUSICAL

“After silence, that which comes nearest to expressing the inexpressible is music”
(Aldous Huxley)

O compositor português João Madureira aceitou orientar um curso sobre “SABER OUVIR”, o qual pretende dar ao ouvinte os instrumentos necessários a uma melhor apreciação da música clássica. Este curso estrutura-se em seis sessões, propondo o seguinte programa:

1ª SESSÃO Gramática musical básica: período, frase, motivo, tema, ponte, antecedente, consequente, e outros.
2ª SESSÃO Barroco: ritornello, forma ABA, prelúdio, fuga e canon.
3ª SESSÃO Clássico: forma sonata.
4ª SESSÃO Clássico: andamento lento, variações, minueto e trio.
5ª SESSÃO Clássico: forma rondó, forma de concerto.
6ª SESSÃO Romântico: poema sinfónico, nocturno e outras formas de pequena dimensão.

Em cada sessão, após uma exposição teórica sobre a gramática e as formas musicais da música europeia dos séculos XVIII e XIX, os participantes consolidam a sua formação através da audição de trechos musicais bem conhecidos do Barroco, do Classicismo e do Romantismo, que exemplificam as explicações dadas pelo Prof. João Madureira.

A formação, que decorre durante 6 semanas com um encontro semanal de 90 minutos, visa enriquecer a audição do ouvinte e refinar o seu gosto pelas interpretações que ouve.

O número mínimo de participantes para que o curso se realize é de 10, podendo ir até um máximo de 15 e em princípio terá lugar nas instalações da AFDP (Calçada das Necessidades, 3). O seu custo é de 90 € por pessoa. O curso é ministrado em português e terá lugar a partir do mês de Outubro.

“Discreetly expressive, secretly lyrical and suddenly full of energy and vigorous … My music is neither traditional nor avant-garde, neither tonal nor atonal, it is a personal statement on the world’s immense diversity” (2010 – MUSMA European Broadcasting Festival).

N.B. Caso tenha interesse em participar neste Curso, agradecemos contacte a AFDP – telf. 21 395 2936 de 2ª a 5ª entre as 9h00 e as 13h00 ou por e-mail adcdp@mail.telepac.pt até 22 de Setembro, indicando o seu nome e contacto.


 

Nota biográfica
João Madureira (Lisboa, 1971)

O compositor português João Madureira estudou em Lisboa (Portugal), Siena (Itália), Colónia (Alemanha), e Estrasburgo (França), com António Pinho Vargas, Christopher Bochmann, Franco Donatoni, York Höller e Ivan Fedele. Fez o bacharelato em composição na Escola Superior de Música de Lisboa e a licenciatura e o mestrado na Hochschule für Musik Köln (Künstler Diplom im Fach Komposition). Prepara actualmente a sua dissertação de doutoramento em Ciências Musicais Históricas na Universidade Nova de Lisboa, dedicada à música operática de Luciano Berio. Em Outubro de 1998 João Madureira recebeu o Prémio ACARTE / Maria Madalena Azeredo Perdigão, da Fundação Gulbenkian.

A sua produção inclui música orquestral, de câmara, operática e para instrumentos solistas, assim como música para cinema e teatro. As suas obras têm sido apresentadas em vários festivais nacionais e internacionais, em Portugal, Inglaterra, Alemanha, Itália, França, Croácia, Espanha e Brasil, por formações como o Ensemble Neue Musik, a Orchestrutopica, o Remix Ensemble, a Orquestra Gulbenkian, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, o Ensemble L’Itinéraire, o Sond’Ar‑te Electric Ensemble, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Grupo de Música Antiga e Contemporânea – Sete Lágrimas e Orquestra Metropolitana de Lisboa. Teve encomendas da Fundação Calouste Gulbenkian, Culturgest, Expo’98, Centro Cultural de Belém, IPPAR, Casa da Música, Teatro da Cornucópia, Teatro Nacional de São João, Presidência da República Portuguesa,

Teatro Nacional D. Maria II, Miso Music Portugal, Festival Internacional de Música do Estoril, do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Arte das Musas e do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.

A sua obra está gravada por vários ensembles e intérpretes, em editoras como La Ma de Guido (Barcelona, Espanha, em 2000 e 2012 – LMG 2042 e LMG 2115), Deux-Elles (UK, em 2003 – DXL 1087), Arte das Musas (Portugal, em 2008 e 2010 – MU 0106 Silêncio e MU 0108 Vento), e Numérica (Portugal, em 2012 – BOM 1002).

João Madureira ensina na Escola Superior de Música de Lisboa e preside actualmente à Comissão Instaladora da Arquipélago, Associação de Compositores de Portugal. Informação adicional pode encontrar-se no MIC – Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa (http://www.mic.pt/).